Manutenção de equipamentos de limpeza: como fazer?


Manter a limpeza nas grandes empresas passou a ser uma tarefa mais fácil com a ajuda de equipamentos cada vez mais inovadores. Porém, apesar do uso de máquinas desse tipo serem frequentes, muitos gestores acabam se esquecendo de realizar manutenções periódicas no maquinário. 


Por isso, separamos alguns bons motivos para você começar a realizar esse processo em seu negócio e garantir a segurança dos funcionários. Confira!

Qual a importância da manutenção? 

Todos os equipamentos de uma fábrica, por mais que estejam com a manutenção em dia, estão sujeitos a falhas. Sendo assim, quando a vistoria é deixada de lado, as chances de prejuízos e acidentes no local de trabalho aumentam. 

Por isso, é extremamente importante que cada equipamento seja vistoriado com os devidos cuidados, priorizando o bom funcionamento de cada máquina e principalmente a entrega de um serviço de qualidade. 

A manutenção se divide em três categorias  preventiva, preditiva e corretiva. Conheça um pouco mais sobre cada uma a seguir. 

Manutenção preventiva 

Realizada como  uma forma de prevenção, esse segmento busca minimizar as falhas o máximo possível. A prática normalmente é realizada ainda no início de cada projeto. Nesta modalidade, não é preciso que um equipamento apresente falhas para que o técnico proponha soluções que antecedem gastos extras  com o consertos. Por isso, a manutenção preventiva ajuda as empresas a reduzirem custos e a garantir a segurança dos colaboradores. 

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva identifica tanto falhas no maquinário quanto as de uso. Profissionais especializados analisam e protocolam cada situação fora do comum, neste processo é essencial contar com a ajuda de uma empresa especializada, pois testes deverão ser realizados assim como análises específicas. 

Corretiva

A manutenção corretiva deve ser acionada em último caso, como o nome já diz essa modalidade entra na fase de correções. Normalmente, ela é necessária quando os gestores ignoram a necessidade de vistorias anteriores. Na maioria dos casos, esse é um processo longo, com custos altos e principalmente um investimento quase incerto. Reparos, troca de peças, substituições; tudo pode acontecer durante a prestação deste serviço. 


Quando fazer a manutenção?

Como dissemos, quando a manutenção é realizada periodicamente, todos os equipamentos tendem a ser mais seguros e apresentarem menos falhas. Esse serviço deve estar presente em todas as fases da empresa, não é preciso esperar que algo acontece para que uma solução seja apresentada. 


Porém, como a prevenção ainda não é uma cultura dos gestores brasileiros, algumas situações podem te ajudar a identificar a necessidade de reparos e inspeções, fique atento quando seus equipamentos apresentarem, excesso de barulho nos motores, vazamento de óleo ou baixo desempenho. 


Importante, quando identificados problemas desta natureza é imprescritível o auxílio de um profissional especializado para que o mesmo possa analisar a situação e dizer que medidas tomar e quais foram os motivos que causaram este transtorno. 



Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando nas redes sociais. Acesse nosso site e saiba mais! 


Leia também: Quais os benefícios de um bom serviço de limpeza


Outras Postagens